COMO FAZER TELA SENSÍVEL AO TOQUE

O Skin Multitouch parece um filme plástico e pode ser instalado em cima de monitores de vídeo ou sobre projeções, transformando a área coberta em uma tela sensível ao toque...

PELÍCULA PLÁSTICA FAZ COM QUE QUALQUER TELA FIQUE SENSÍVEL AO TOQUE (touch screen)


A instalação pode rolar sobre qualquer superfície não metálica, seja plana, seja curva, deitada ou em pé...   

A ideia é criar painéis interativos para manipulação dos frequentadores de exposições, shopping centers e outros eventos. 

O Skin cobre telas de até 3 metros, mas só funciona ligado a um software. O programa interpreta os toques na tela como se fossem comandos de um mouse. Os cliques e movimentos dos dedos são transmitidos a um computador conectado ao Skin via cabo USB.

Uma malha transparente de nanofios, mais finos que cabelo humano, capta os movimentos. Ao tocar na tela, o corpo emite impulsos elétricos captados pela malha e transformados em coordenadas que indicam a posição dos dedos e a função executada.


Além de interpretar o toque de vários dedos ao mesmo tempo, o Skin é sensível ao sopro. A tela reage de acordo com a intensidade do vento, igualzinho ao iPhone. Isso amplia as possibilidades de interação do usuário com o conteúdo exibido.

Fabricante: Desde setembro de 2011, a empresa lusitana Displax está comercializando uma película que transforma qualquer superfície em uma tela touch screen. O conceito foi trabalhado durante três anos e, somente depois de muitos testes, a companhia foi capaz de oferecer para as empresas a tecnologia, patenteada no mundo todo.  Segundo Miguel Fontes, presidente da companhia, o funcionamento do Skin Multitouch é bem simples. Basta grudá-lo na superfície e conectar o dispositivo em questão, por meio de um cabo USB, a um computador, que rodará um software específico. A partir daí, a película reconhece até seis toques simultâneos e reproduz esses contatos à tela. A película possui 100 microns de espessura, podendo chegar a 2,5 x 1,5 metros. 

Assista o vídeo abaixo, de uma TV aplicada com Película Touch Screen:

A companhia, que possui 45 funcionários em sua fábrica e escritório em Braga (o Vale do Silício de Portugal) já vendeu o produto para os cinco continentes, inclusive para o Brasil. "Vendemos para empresas tipo Samsung, LG e companhias que fazem integração de sistemas audiovisuais. No momento estamos até duplicando a fábrica para atender toda a demanda".

Apesar da tecnologia 100% portuguesa ser patenteada, existem outras técnicas sendo desenvolvidas para transformar qualquer superfície em telas touchscreen. Nos Estados Unidos, pesquisadores da Microsoft Research e da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram um aparelho de projeção que transforma um simples bloco de papel, ou até mesmo braços, pernas e mãos humanas em telas sensíveis ao toque.


Transforme sua TV em Touch Screen:
O Skin vem em um rolo, que deve ser desembalado na hora da instalação e possui duas versões: uma permanente e outra que pode ser recolocada até cinco vezes", explica Miguel. "A película para uma TV de 42 polegadas sai em torno de US$ 1 mil. O software suporta Windows e Ubuntu, mas, em breve, terá versão para Mac também.

Outro sistema de detecção de movimentos (touch Screen) chamado de "OmniTouch", é um sistema usa uma câmera com sensor de profundidade, semelhante ao Kinect da Microsoft, para sobrepor teclados, menus e outros objetos que estejam por perto.

O projetor, que fica por cima dos ombros do usuário, é capaz de sentir onde a imagem está sendo exibida e ajusta seu tamanho automaticamente. Uma vez projetados, os dados podem ser controlados por aplicações interativas.


Com o Skin, os dedos fazem na tela qualquer operação de um mouse. Clicar, selecionar e arrastar objetos continua sendo o básico do ESTICA E PUXA. Em softwares como Photoshop ou Paintshop, o usuário manipula imagens literalmente.  Dá para aumentar, aproximar e recortar fotos, fácil. Também dá para pintar sem sujar as mãos, usando softwares específicos. A sensibilidade ao sopro permite até apagar velinhas virtuais.  Só não dá para comer o bolo !!!!   

Vejamos o vídeo a seguir:


ONDE ENCONTRAR:





Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

6 comentários:

  1. Hello, I like innovative products. Where can I buy this touch screen? Can I pay with Paypal? I live in Michigan USA. I hope you can answer my question about this product. tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, thanks for your comment. Due to its request, I altered material and added links to contact with producers and suppliers of film. Hugs

      Tradução:
      Olá, obrigado por seu comentário. Devido a seu pedido, eu alterei o material e acrescentei links para contato com produtores e fornecedores do filme. Abraços

      Excluir
  2. Achei incrível......já repassei para meus Grupos
    Bjim e obrigada
    Marrê

    ResponderExcluir
  3. oi Marcia, os link de contato nao esta funcionando tem com atualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelson, realmente a empresa Intuitto que comercializava a película no Brasil, não se encontra mais por aqui. Atualizei os links com endereços semelhantes e dados do fabricante original em Inglês. Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  4. Onde eu consigo para minha TV 21 polegadas ?

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: