QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOTEBOOK E ULTRABOOK ?

Um Ultrabook é mais fino? Mais leve? Mais potente? Tem memória maior? Ou é apenas uma marca registrada da Intel? Tire suas dúvidas aqui...

Ultrabooks são os computadores portáteis, mais finos que um Notebook, muito mais ágeis e cheios de inovação.  
Acredito que a aposta é a tela sensível ao toque e o armazenamento na Nuvem, deixando todos seus arquivos em Sites e não no HD do Computador, desta forma, pode-se acessar de qualquer lugar e com qualquer aparelho conectado a Internet...
ULTRABOOK lançado em 2012
                                                                    


O termo Ultrabook é uma especificação Intel usada para definir uma categoria de finos e leves, Laptops Ultraportáteis, com Baterias de Longa Duração. E são capazes de “acordar” em apenas 2 segundos e dar boot (inicialização ao ligar) em apenas 16 segundos, o que reduz o tempo que o usuário tem que esperar para retomar o uso.

O nome "Ultrabook" é uma Marca Registrada Intel (ou seja, ninguém mais poderia usar). Por esta iniciativa de marketing e um fundo de US $ 300 milhões associados, a Intel espera estimular o mercado de laptops baseada em Intel com Ultrabook semelhante a Apple com MacBook Air, contra a concorrência crescente a partir de computadores baseados em processadores ARM tablet.


 Resumo para definição:

- LapTop ou Notebook = micro com telas de 10" a 15,6" e com HD de 120 a 1000 GB (=1 TB). Ou seja: telas grandes ou pequenas, memórias grandes ou pequenas, podendo ser com processadores pouco potentes ou muito potentes, pesados e completos. Preços de mil reais até seis mil reais, dependendo da configuração.

- Netbook = Idem ao Notebook, bem leves, com a única diferença de não ter drive para CD/DVD. Como é mais comum, os menores e de pouca capacidade, o preço é bem mais acessível, custando por volta de mil reais.

- MacBook Air = Grande como Notebook, sem drive de CD/DVD como um netbook, sendo bem fino e leve como um Tablet, mas bem caro por ser da Apple, tipo assim de 3 a 5 mil reais mais ou menos.

- Tablet ou Ipad = É como se fosse apenas a tela do notebook sensível ao toque, desta forma, sobra tecnologia para acessar a internet, mas falta (e muito) para armazenar qualquer coisa. Ipad só pode ser chamado se for da Apple.  Tablet todos eles são, de qualquer marca.  Preços bem acessíveis. (todos preços citados: jan/2012)


Zenbook

Você deve estar se perguntando: -"Mas só ouvi falar de Ultrabooks"...  
Sim, a propaganda da Intel é fortíssíma. 

A ASUS também lançou seus dois primeiros "Ultrabooks". 
Batizados de "Zenbook" , os aparelhos tem a versatilidade de um notebook tradicional combinada a características antes só encontradas nos tablets, como baixo peso, design fino e longa autonomia de bateria.

O modelo de entrada é o Zenbook UX21, que pesa 1,1 Kg e tem 17 mm de espessura,  processador  Intel Core i5 (família Sandy Bridge) operando a 1.6 GHz, 4 GB de RAM e HD de 128 GB de espaço em “disco” em uma unidade SSD SATA III, com monitor de 11,6 polegadas e bateria de até 5 horas de autonomia.

Já o Zenbook UX31 é um modelo mais sofisticado, pesando 1,3 Kg e com 18 mm de espessura, processador  Intel Core i7  rodando a 1.8 GHz, 4 GB de RAM, HD  SSD SATA III de 128 GB, monitor de 13,3 polegadase a bateria tem autonomia para 7 horas de uso, ou até duas semanas em stand-by. 
O UX21 tem preço de R$ 3.999,00 e o UX 31 sai por R$ 5.999,00.  


A ASUS não é a única a entrar no mercado de modelos como Ultrabooks, temos Samsung, Dell, Vaio, Acer, HP, etc... uma média de 13 fabricantes com 30 modelos diferentes.
Mas... você vai ao mercado e compra uma palha de aço ? Não !  Você compra um BOMBRIL, mesmo que for de outra marca, então com certeza,  todos serão chamados de Ultrabooks !


Devemos esperar mais de um  Ultrabook ?   

A Intel anunciou três gerações de Ultrabooks. A primeira está disponível desde o início de 2012 e inclui notebooks baseados na atual geração de processadores Core i5 e Core i7 da família Sandy Bridge.


A segunda onda de Ultrabooks chegou às lojas na metade de 2012 e inclui novos processadores da família Ivy Bridge, baseados na atual arquitetura Sandy Bridge. Os novos Chips são os primeiros a usar o novo processo de produção em 22 nanômetros (22 nm), que permite a implementação dos novos transistores 3D. O resultado é um Chip que é 37% mais rápido que um similar produzido com a atual tecnologia de 32 nm.

Os transistores 3D consomem menos que a metade da energia de seus equivalentes 2D usados atualmente na produção de Chips. A tendência também é reduzir os preços. A Intel diz que Chips produzidos com o processo de 22 nm são mais baratos que os atuais. Processadores Ivy Bridge  e também inclui uma GPU (processador de vídeo) com suporte à tecnologia DirectX 11, da Microsoft.


A terceira leva de Ultrabooks chegou no final de 2012 equipada com a terceira geração de processadores da família Core, de codinome Haswell. 
Modelos mais potentes, mais rápidos na funcionalidade e na inicialização, com HD de maior capacidade e baterias de longa duração mesmo.
E a diferenciação também está na funcionalidade: São Ultrabooks que se transformam em Tablets, os Conversíveis (a tela vira), os Hibridos (que se separam do teclado), os Giratórios (a tela roda), os Line-Up (desliza e levanta) ... e com Telas Sensíveis ao Toque !

Quanto ao Windows 8, tive o prazer de instalá-lo em outro notebook que possuo desde o início de 2011 quando ainda era Developer Preview e para se usar com mouse dentro do próprio sistema existe a opção "Área de Trabalho" ou seja utilizar o Windows 8 praticamente com a aparência do 7... Mas para usar com Tela sensível ao toque ele é Perfeito !!!


E aí? 
Você também está de olho em um "brinquedinho novo"? 


Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

2 comentários:

  1. Que ótimas informações profªMárcia!!! Agora posso fazer minha escolha com conhecimento e segurança!!!

    ResponderExcluir
  2. Márcia
    Muito interessante ...adorei a matéria.
    Sempre quis saber a diferença, mas nunca tentei pesquisar sobre isso.
    Abraços
    Montserrat

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: