FALSOS ALERTAS POR E-MAIL, BATE PAPO SKYPE OU MENSAGENS DE FACEBOOK


Não acredite em tudo que lê na internet, seja em sites, mensagens de Facebook, Skype  ou  e-mails.
Existem muitas farsas e lendas que circulam na Internet há anos, e as pessoas inocentes acham ainda que é novidade.
NUNCA aceite ou COMPARTILHE uma mensagem que recebeu de um amigo, mas não tem como checar de onde veio ou se é apenas mais uma pegadinha...

TENHA CUIDADO com falsos alertas por e-mail, mensagens de Skype ou de Facebook !!!


Primeiro vou falar dos ANEXOS de e-mails e em seguida vou falar sobre mensagens FALSAS de qualquer natureza, que podem vir por Skype ou ainda essas coisas que ficam circulando e compartilhando pelo FACEBOOK.

DESCONFIE MESMO QUE VENHA DE UM AMIGO, POIS O COMPUTADOR DE SEU AMIGO PODE JÁ ESTAR INFECTADO COM VÍRUS !!!

Se receber um e-mail avisando para tomar cuidado com um vírus de um determinado NOME e que este vírus vai estragar todo o seu computador, e que você deveria avisar a todos os seus amigos, JOGUE FORA.  Esse tipo de aviso é SEMPRE FALSO. Não é o NOME do e-mail que contamina seu micro e sim o tipo de terminação que ele tiver.

Exemplos:

Se você receber um anexo de e-mail com o nome Contaminação.jpeg  (a palavra contaminação é apenas o nome dessa figura) pois a terminação jpeg prova que é uma ilustração, foto ou imagem qualquer e você pode abrir sem medo.

Se você receber um anexo de e-mail com nome Segurança.exe (a palavra segurança é o nome do vírus que será instalado em seu computador), pois a terminação mostra que isto vai ser executado em sua máquina e ficará funcionando todos os dias nela.

Desta forma, não faz nenhuma diferença o NOME do ANEXO do E-MAIL, porque o perigo está na terminação que será ativada quando você clicar.

JOGUE FORA qualquer e-mail, ou qualquer compartilhamento de Facebook, ou qualquer arquivo enviado pelo Skype, que possua alguma dessas terminações perigosas:


Nome.exe    = essa terminação é de um executável, algo que vai se instalar em seu computador. Você não deve abrir, instalar, executar ou atualizar !


Nome.scr    = essa terminação é igual a de um executável, algo que vai se instalar em seu computador. Você NÃO deve abrir, instalar, executar ou atualizar !   


Nome.dll    = essa terminação é de algo que vai atrapalhar o funcionamento de seu Windows. Você NÃO deve abrir, instalar, executar ou atualizar !


Nome.cpl    = essa terminação é de algo que vai direto para o painel de controle de seu computador. Você NÃO deve abrir, instalar, executar ou atualizar !


Nome.pif    = essa terminação é de algo que vai alterar o comando de funcionamento de seu computador. Você NÃO deve abrir, instalar, executar ou atualizar !


Nome.cmd    = essa terminação é de algo que vai alterar as instruções de comando de funcionamento de seu computador. Você NÃO deve abrir, instalar, executar ou atualizar !


Nome.zip    = Somente arquivos enormes ou imensos são zipados. Não confie se for um documento, um texto, uma imagem, fotos ou cartões, recibos, comprovantes ou boletos.  Estes não serão compactados, pois são arquivos pequenos ou leves, mas sim para que você NÃO VEJA o vírus que está junto.


Nome.rar    = Idem ao anterior. Somente arquivos enormes ou imensos são zipados. Não confie se for um documento, um texto, uma imagem, fotos ou cartões, recibos, comprovantes ou boletos.  Estes não serão compactados, pois são arquivos pequenos ou leves, mas sim para que você NÃO VEJA o vírus que está junto.


É bem simples achar a farsa, manda você tomar cuidado com o NOME e ainda pede para você avisar a todos, e passar essa mensagem para todos os seus contatos.

CLARO !!! ASSIM ELE COPIA TODA A SUA AGENDA: OS ENDEREÇOS DOS E-MAILS DE SEUS AMIGOS.

Desta forma, amanhã ele terá um público muito maior para atingir, seja para enviar propagandas ou para enviar outros tipos de vírus.

EXCLUA !!! JOGUE FORA !!!  APAGUE ESSE TIPO DE E-MAIL OU MENSAGEM !!!!
- CUIDADO com arquivos de imagens falsas com terminação dupla, tipo assim:
NOME.jpeg.exe 
OU QUALQUER OUTRA TERMINAÇÂO DUPLA !!!
Sempre é MAIS IMPORTANTE a última, ela que indica que TIPO DE DADOS estão dentro destes arquivos, que podem vir como anexos falsos de e-mail, ou arquivos falsos de bate papo do Skype ou do Facebook.

NÃO ACREDITE em BOLETOS, COMPROVANTES DE DEPÓSITO BANCÁRIO, DUPLICATAS, FATURAS, RECIBOS, COBRANÇAS, EXTRATOS ou qualquer outro documento QUE VOCÊ NÃO ESTEJA ESPERANDO ou que não venha com a terminação  .jpeg  ou  .png  ou  .pdf
Essas terminações só serão verdadeiras se o computador confirmar no Link antes de abrir. 

O COMPUTADOR PRECISA CONFIRMAR O LINK INTEIRO IDÊNTICO
AO QUE ESTÁ NO E-MAIL OU MENSAGEM !!!
SE O LINK OU TERMINAÇÃO FOR DIFERENTE:   É  FALSO  !!!
DESCONFIE DE DOCUMENTOS SEM ESSAS CONFIRMAÇÕES,
OU QUE VOCÊ NÃO POSSA CONFERIR ANTES DE ABRIR.


 - NINGUÉM RECEBE DINHEIRO enviando e-mails, nem para ajudar necessitados ou doentes... seja animais ou pessoas.

- NINGUÉM FICA ISENTO de pagar alguma taxa para qualquer site se enviar um e-mail aos seus amigos avisando as pessoas...

- NENHUM E-MAIL ENVIADO A SEUS AMIGOS É NUMERADO E CONTADO para mudar uma Lei, um abaixo assinado, ou chegar até o Congresso Nacional ou chegar até um Programa de TV.

- FACEBOOK, ORKUT, HANGOUT, GTALK, MESSENGER, MSN, SKYPE, HOTMAIL, OUTLOOK, GOOLGE PLUS ou GOOLGE + (ou qualquer outro programa de mensagens ou site de relacionamentos com mensagens) NÃO PASSARÁ A COBRAR TAXAS de uma data em diante, deixando de ser gratuito. Esse tipo de empresa possui em seu Estatuto Comercial a cláusula de benefício e utilidade PÚBLICA, o que PROÍBE QUALQUER COBRANÇA, a não ser que essa empresa passe a fornecer TAMBÉM UM OUTRO SERVIÇO COM MENSALIDADES e você queira fazer a opção de TROCAR DE PACOTE ASSINADO.

IMPORTANTE:  
Consta no estatuto empresarial do Facebook como site de relacionamento de utilidade pública, ou seja o Face é gratuito e sempre será !!!! 
Mas mesmo que você não soubesse disso, analise este texto do "Alerta Falso" acima e veja como tem muitas contradições: 
"Saiu na mídia"...  QUE MÍDIA ? QUAL FOI A REPORTAGEM ? 
"Hoje à noite"... QUE NOITE ? DE QUE DATA ?... 
"Ligação em seu telefone fixo"... MAS VOCÊ TEM O SEU NÚMERO DE TELEFONE FIXO NO SEU FERFIL DO FACE ? EU NÃO COLOQUEI O MEU NUMERO, ENTÃO COMO ELES PODEM SABER MEU TELEFONE DE CASA ?
"Ligação a cobrar"... PORQUE A COBRAR, PARECEM LIGAÇÕES DE PRESIDIÁRIOS, POIS ELES QUE TEM ESSA MANIA... 
"Pedir o numero de meu cartão de crédito"... POR TELEFONE ? NUNQUINHA!!! NÃO DOU MESMO!!! ... 
"Se vc colar isso no seu mural estará livre da cobrança"... TOTALMENTE SEM SENTIDO, SE EU COLAR UMA MENSAGEM NO MEU MURAL, ESTAREI COLOCANDO UMA MENSAGEM DIRECIONADA AOS MEUS AMIGOS, E NÃO SERÁ DIRECIONADA AO DONO DO FACEBOOK OU À SUA ADMINISTRAÇÃO, PORTANTO SEM VALOR LEGAL !!! 
E no final ainda faz uma ameaça de divulgar minhas fotos... 
TODO EMAIL OU MENSAGEM COM AMEAÇA É FALSO !!! POSSO LER MINHAS MENSAGENS UMA VEZ POR SEMANA OU UMA VEZ POR MÊS, COMO QUISER !!! NÃO SOU OBRIGADA A LER MENSAGENS, MUITO MENOS A FAZER O QUE ELES DIZEM SER "OBRIGATÓRIO"...  COMO VOCÊ PODE VER... BASTA ANALISAR O QUE ESTÁ ESCRITO !!!! 

- CUIDADO COM FALSAS CONFIGURAÇÕES no Facebook que induzem você a fazer exatamente o contrário do que é proposto.
Isso é apenas uma das formas que os Falsários e Boateiros de Plantão se utilizam para aproveitar da boa fé das pessoas, forçando-as a fazer o que eles querem.

Se passar esse tipo de e-mail ou mensagem para seus amigos, você faz errado, expõe seus amigos a riscos e ainda fica feliz achando que está contribuindo com uma boa causa !!!

VOCÊ FAZ O QUE O FALSÁRIO QUER E AINDA SORRI !!!

Como respondi a uma aluna e vou postar aqui, para dar uma dica:

Uma forma de saber se uma mensagem é boato ou não, é muito simples : digite no Google o tema do texto abordado e dê uma lida nos sites encontrados que abordam o mesmo tema.
Se encontrar respostas em sites de Empresas, geralmente tem alguém que supervisiona o que é postado, dando uma certa credibilidade à publicação. Mas se forem Blogs em geral verifique se é ou não Apologia ao Boato (gente que quer apenas "por lenha na fogueira") porque sempre se encontra quem está apenas repassando o que ouviu dizer, sem nenhuma comprovação online. Se for verdade, DEVERÁ ter um site de referência para checar !!! Ou ainda, cuidado com sites de fórum de perguntas e respostas, FIQUE ATENTO, pois já vi muita gente responder errado, enganando quem pergunta, apenas para se "Divertir" fornecendo informações contradizentes SEM BASE OU FUNDAMENTO COMPROBATÓRIO





O AVISO ANTERIOR É TÃO FALSO COMO SEGUINTE AQUI ABAIXO !!!!





..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

6 comentários:

  1. Olá Márcia
    Como são importantes essas informações. Temos que estar antenados com tudo que ocorre na blogosfera.
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita
      Por isso que precisamos nos informar primeiro, antes de sair repassando mensagens de terceiros, sem fonte real nem referência que possa ser checada. Obrigada pela visita !!! Abraços mil.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog, muito legal, este sim merece ser divulgado. Fico horrorizada com as baboseiras que aparecem como grandes verdades, desde batons e desodorantes que causam câncer, até chás e ervas que curam todas as doenças. O grande causador de câncer é a ignorância que leva as pessoas a se alimentarem da forma errada, não fazer atividade física e acreditar em milagres. Outra coisa que me irrita são aquelas "denúncias" de medicamentos e alimentos "venenosos" que são aprovadas pela Anvisa e com certeza tem indicação e contra indicação. Sem esquecer é claro das diversas "teorias da conspiração". A internet como a vida fora dela facilita a disseminação dos horrores da ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma forma de saber se uma mensagem é boato ou não, é muito simples : digite no Google o tema do texto abordado e dê uma lida nos sites encontrados que abordam o mesmo tema.
      Se encontrar respostas em sites de Empresas, geralmente tem alguém que supervisiona o que é postado, dando uma certa credibilidade à publicação. Mas se forem Blogs em geral verifique se é ou não Apologia ao Boato (gente que quer apenas "por lenha na fogueira") porque sempre se encontra quem está apenas repassando o que ouviu dizer, sem nenhuma comprovação online. Se for verdade, DEVERÁ ter um site de referência para checar !!! Ou ainda, cuidado com sites de fórum de perguntas e respostas, FIQUE ATENTO, pois já vi muita gente responder errado, enganando quem pergunta, apenas para se "Divertir" fornecendo informações contradizentes SEM BASE OU FUNDAMENTO COMPROBATÓRIO. Obrigada pela visita e pelo comentário ! Abraços mil !!!

      Excluir
  3. Ola, vi essa materia e agora estou preocupada a pouco recebi um comprovante de deposito/pagamento e falava para eu baixareu cliquei em: comprovante...pdf baixar(198,5kb) ai abril uma nova pagina no meu tablet com um endereço de algum site so que sempre dava como se nao existisse. O que houve isso é um virus? Se for que mal fara ao eu tablet? ele copiara meus dados( ja que eu estava com o meu facebook aberto tambem) ??? por favor me ajudem pois sou inexperiente no que se di a respeito da internet. O que devo fazer??? Desde ja agradeço pela compreensao, e aguardo ansiosamente a resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, NUNCA baixe anexos por e-mail se você não estiver esperando, ou já combinado com algum amigo. Se o arquivo que você baixou for executável, então sim, provavelmente seus dados foram copiados. Aconselho a passar um antivirus atualizado e trocar a senha de seu Facebook.

      Excluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: