PERSONALIDADES DA ÁREA DIGITAL NA CAMPUS PARTY - CPBR6 - 2013


Campus Party é o maior evento tecnológico do mundo, foi criado na Espanha e é o sexto ano que este megaevento realiza-se no Brasil (desde 2008) com milhares de  jovens e adultos de vários lugares do mundo e do Brasil todo também.  Estão reunidos os empresários do mundo dos Games, os jogadores profissionais e amadores, cientistas, astronautas, empreendedores, artistas e "arteiros", nerds e geeks, professores e profissionais da área de Informática,  e ainda todos aqueles que amam e se interessam pela Cultura Digital.   Nesses anos a Campus  Party Brasileira teve a honra em receber, dentre outros...

Parte I

Além de se reunirem para palestras, workshops sobre Blogs e Midias Sociais, Robótica e Biotecnologia, oficinas e debates com especialistas, personalidades importantes do Mundo Digital, celebridades e muitos outros que  prestigiaram o evento.  



Dentre todos, vou citar apenas alguns que compareceram e atuaram nas áreas de Astronomia e Espaço; Modding e Eletrônica; Criatividade e Social Media; Inovação e Desenvolvimento; Segurança e Redes; Microsoft; Apple e Linux Software Livre; TV e Jogos;  Música e entretenimento digital...
nesses anos a Campus  Party Brasileira teve a honra em receber, dentre outros...



- Sir Timothy John Berners-Lee, o físico britânico, cientista da computação e professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).  Ele é o criador da www - World Wide Web - Rede Mundial de Computadores ou simplesmente INTERNET como todos a conhecem.
Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da rede de comunicação Internet. 




Al GoreAlbert Arnold "Al" Gore Jr. é um jornalista, ecologista e político americano. Como político, foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001 e é membro do Partido Democrata  dos Estados Unidos.




Stephen Gary Wozniak, conhecido como Steve Wozniak, é um engenheiro eletricista e cientista da computação, co-fundador da Apple, Inc., junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum





Em 2013 esteve presente na Campus Party Brasil, Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Enciclopédia Virtual Wikipédia, e afirmou que o Brasil é uma prioridade, no trabalho e na vida, onde pretende ampliar seu trabalho.


... e o fundador da Atari, Nolan Bushnell, o pai da indústria dos vídeo games, que pode matar as saudades de sua criação e recordar de quando deu o primeiro emprego a Steve Jobs antes da criação da Apple.





Em 2012 teve a presença do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes,  tenente-coronel da Força Aérea Brasileira. É o primeiro e único brasileiro membro do famoso programa de treinamento de astronautas da NASA.  Em 2006, viajou ao espaço alcançando a Estação Espacial Internacional. 



... e este ano de 2013 contou com a palestra no Palco Principal do Astronauta Americano da Missão Apollo 11, Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua.  
--"Eu acredito que o comprometimento que tivemos em realizar essa missão e o sucesso da nossa demonstração do que éramos capazes de fazer diminuíram a confiança deles. Algo fez com que eles mudassem sua maneira agressiva com o resto do mundo. Eu acho que fomos nós. Foi uma solução pacífica que evitou um desastre nuclear. Espero que possamos encontrar novas formas pacíficas de impedir futuras guerras nucleares. Por meio da aventura no espaço, nós melhoramos a vida aqui na Terra. Várias tecnologias que usamos no cotidiano só surgiram por causa dos programas espaciais, como a TV, o GPS e o celular”.
Com muitas histórias para contar e com muito senso de humor, ao ser indagado porque Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, e não ele...  ele brincou: ... "Muitos dizem que foi porque Neil era o Comandante da Missão, mas eu diria que ele só pisou na lua antes de mim, porque ele estava mais perto da porta durante a Missão Apollo 11". rsrsrsr

Buzz Aldrin foi a inspiração para a criação do personagem Buzz Lightyear,
da animação Toy Story nos cinemas.



Luli Radfahrer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA-USP, Consultor de Inovação Digital e colunista de Tecnologia e Internet da Folha de São Paulo, que conversou conosco sobre suas impressões do mercado e dos cursos voltados a TI no Brasil. Um dos principais palestrantes da CPBR6, Vestido com um macacão de lixeiro cor de laranja para quebrar a seriedade do assunto, Luli palestrou por mais de 1 hora no palco principal sobre as Novas Fronteiras da Tecnologia e suas Interações com os Humanos. Sempre com humor e muita franqueza ao abordar temas tecnológicos dos quais tem plena sabedoria e conhecimento de causa. 



Jonh Maddog Hall é um defensor histórico do software livre no mundo. É presidente e diretor executivo da Linux International e há anos percorre o mundo espalhando as facilidades de se utilizar o Linux como sistema operacional.


Steven Johnson é um escritor norte-americano voltado à área de divulgações científicas. Trabalhou como colunista em revistas como Discovery e Wired, sendo um dos sócios fundadores da ezine Feed, em 1995. Desde o ano de 2006 dirige a comunidade Outside-in.

Heather Camp, Community Manager do FLICKR em inglês, realizou uma palestra a respeito do mundo deste indexador de fotos. O Flickr é uma plataforma que já conta com mais de 23 milhões de fotos publicadas, 24 milhões de membros e sua página está disponível em até 8 línguas diferentes.

Demi Getschko possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia eletrônica pela Universidade de São Paulo. Fez parte da equipe que estabeleceu a primeira conexão de Internet no Brasil. Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 1995, serve como contato administrativo para o .br desde 1989. Desempenhou um papel fundamental na definição da árvore do DNS brasileiro e na definição das normas que regem o registro dentro do país.

Gilberto Gil é baiano, cantor, compositor e foi, de 2003 a 2008, Ministro da Cultura do Brasil. É conhecido pela sua defesa em favor do software livre e, por consequência, da cultura livre. O ex-ministro da cultura brasileiro apresentou sua visão sobre a tecnologia em uma palestra surpreendente, com o violão e diversas canções a acompanhá-lo.

Marcelo Tas que apresenta e dirige o Programa de Humor Jornalístico CQC - Custe o Que Custar - na Band participou do debate sobre a participação e inclusão social de indígenas usando a tecnologia. Contou também com a presença de Raffinha Bastos e PC Siqueira.

Kevin Mitnick é um controverso especialista que expõe a vulnerabilidade de sistemas operacionais complexos e ferramentas de comunicação. Sua palestra “THE ART OF DECEPTION: você pode ser invadido?” reflete a perspectiva do hacker mais famoso do mundo sobre a ameaça da engenharia social, um tipo de ataque altamente efetivo que potencializa a participação do elemento humano na segurança corporativa.

Lawrence Lessig é fundador do Creative Commons, professor na Stanford Law School e um dos maiores defensores das licenças livres para a distribuição de bens culturais e a produção de obras derivadas destes.

Marco Figueiredo é um pesquisador da NASA que defendeu o conhecimento livre como forma de fomentar um maior número de pessoas para participarem ativamente da produção de conhecimento. Assim, multiplicou-se o resultado muito além da capacidade atual dos programas espaciais.
 
Marcos Galperin é o presidente-executivo e criador do Mercado Livre.com. 

Scott Goodstein foi um dos pilares da campanha 2.0 de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos. Falou sobre a importância do efeito das redes sociais nas estratégias de comunicação, além da tendência de utilizar dispositivos móveis dentro desta.

Mark Surman, diretor-executivo da Fundação Mozilla, a desenvolvedora do Firefox, navegador de internet.


Ciro Winckler - Doutor em Educação Física pela UNICAMP, Professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Participou dos Jogos Paralímpicos de Sidney, Atenas, Pequim e Londres, Especialista em Atletismo Paralímpico, autor do Livro Esporte Paralímpico, Pesquisador na área do esporte para pessoas com deficiência. Medicina e engenharia se unem para oferecer tecnologias avançadas e inovadoras no campo das próteses de alta performance. Aprenda como chips, sensores e softwares podem substituir membros e sentidos humanos com perfeição.
 Engenheira Camila Carioni com o Professor Doutor em Educação Física, Ciro Winckler.



Márcia Carioni e Guta do SEBRAE 
GUTA - Maria Augusta Orofino: Mestre em Gestão do Conhecimento. Atua em programas baseados na abordagem prática para capacitar organizações a inovar com ênfase nas pessoas. Consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência. Palestrante e facilitadora de workshops em inovação, design thinking e modelos de negócios. Co-autora do blog www.bmgenbrasil.com

 Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Jovem Nerd) com Camila Carioni





 Fábio Ricotta - CEO da MestreSEO, uma empresa focada em otimização de sites, campanhas de links patrocinados e de mídias sociais. A MestreSEO foi fundada em 2007 e hoje é uma agência referência nacional nos assuntos. Ricotta dedica parte de sua jornada anual investindo em sua capacitação, palestrando em eventos nacionais, tais como SMX São Paulo, Social Media Brasil, EDTED, Digitalks e participa ativamente de eventos internacionais, tais como SMX Advanced, MozCon, LinkLove, Pubcon, Search Love. Hoje, ministra o curso de SEO da MestreSEO, que já superou a marca de 20 turmas, somando mais de 1500 profissionais capacitados na área.


E MUITOS OUTROS que estiveram lá, palestraram ou prestigiaram os campuseiros com sua presença, sabedoria e conhecimento. 

TVs e jornais estiveram em peso no evento, representados por repórter e jornalistas das principais emissoras de jornalismo na mídia. 



Márcia Carioni, Iolanda e Alexandre Ferreira

Neide Duarte da Rede Globo entrevista o artista plástico e especialista em informática e Casemodding Alexandre Ferreira autor dos computadores Iron Man e Gundam.


 Mariana da Rede Record entrevista Márcia Carioni para o programa Hoje em Dia.

Márcia Carioni e o Reporter e Jornalista da TV Globo Marcio Canuto.

Márcia Carioni com o Homem de Ferro - Iron Man.




Não sei quem é, mas essa GAROTA É O SÍMBOLO DA CAMPUS PARTY = Ededron enrolado no corpo, duas pizzas nas mãos, e atente para o detalhe: DO LADO DE FORA DO PAVILHÃO DO ANHEMBI !!! rsrsrsrsrsrs  = fome + noite fria !!!!!

O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, desde 1997. 




..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: