CONHEÇA O GIGANTE GOOGLE - VEJA DO QUE ELE É COMPOSTO


Você sabe do que é composto o Gigante Google ? Venha se supreender com as multiplas funções e os mais variados serviços oferecidos "pelo mesmo dono". E saiba que o Google  não é apenas um site de pesquisas... 
Conheça sua Sede nos EUA, seus criadores e suas variadas ferramentas e serviços... 


O COMEÇO DE TUDO


Em 1995, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de Ciência da Computação na Universidade Stanford, ambos com pouco mais de vinte anos, perceberam a dificuldade de se encontrar algo, entre todos os sites disponíveis na Web.

Então eles criaram um Sistema de Buscas entre Sites na Internet, essa ferramenta se tornou muito famosa e popular por sua real utilidade.

Em 15 de novembro de 1997 foi registrado o endereço de domínio  www.google.com  e em 1998 já se transferiram da garagem para a primeira sede própria.


O primeiro nome do Sistema de Buscas foi BackRub, logo substituído por Google, uma brincadeira com a palavra “googol”, que em Matemática, define o número 1 seguido de cem zeros: 

10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Tentando assim, representar a quantidade infinita de informações que podem ser processadas na Internet.


O Logotipo com seis letras coloridas do Google foi criado por uma brasileira, a designer Ruth Kedar, nascida em Campinas, São Paulo. Em 1999, Ruth lecionava Desenho Gráfico na Universidade Stanford, quando foi contatada por um aluno, Larry Page, que pediu à brasileira que criasse uma marca para sua companhia recém-fundada. 

Em 2004 o Google se instalou em seu Grande Campus Googleplex, também no Vale do Silicio.  É quase uma cidade.


O Sistema de Buscas que funciona no Google, que reúne os sites da Internet e os organiza, permitindo que se faça uma pesquisa a partir de qualquer imagem, palavra ou assunto pedido, logo começou a crescer, aumentando os itens na Tarja Preta de Serviços no alto de seu Site:




Neste ano de 2013, o Google está alterando novamente sua imagem, a tão conhecida Tarja Preta de Serviços está sendo trocada pela caixa automática com os logos em vez dos nomes. 






Segue abaixo, uma coletânea de produtos e serviços do Google que são mais utilizados, e aqui se encontram linkados para que você possa visitar a página que lhe interessar:


Bem no início de 2004 foi criado o Gmail, sistema de mensagens e correio eletrônico do Google, ganhando de qualquer concorrente, em velocidade no envio de e-mails.


Orkut é uma das redes sociais do Google, semelhante ao Facebook, criada  em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.





   
 Em 2006 Google comprou o YouTube dos 3 jovens fundadores:  Hurley, Chen e Karin por 1,65 Bilhões de Dolares. 
Um sucesso para assitir, enviar e compartilhar todo tipo de vídeos    pela Internet.





Em 2008 é criado o Android, Sistema Operacional do Google que faz os Smartphones funcionarem.




Google Chrome - É um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto e aplicações (Framework). Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo.



Google Desktop - uma aplicação de pesquisa de desktop usada para procurar por arquivos locais de computador e com diversos complementos, tipo Gadgets criando o formato de uma barra lateral e vertical na tela do computador.


Google Toolbar - Barra de Ferramentas do Google para ser utilizada no Google Chrome ou até em qualquer outro navegador de internet.





 Google Agenda - é um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades e receber avisos dos seus compromissos como mensagens via celular (qualquer tipo) ou e-mails de alerta.



Google + (plus) - Rede Social do Google. Foi construída para agregar serviços sociais do Google, como Google ProfilesGoogle Buzz e Picasa Web, também introduz muitas características novas, incluindo Círculos (grupos de amigos), Sparks (sugestões de conteúdo), Hangouts (chat por vídeo) e Huddles (chat em grupo). Atualmente tem uma pequena integração com a antiga Rede Social do Google, o Orkut.




Google Tradutor serviços de tradução automática, que pode traduzir entre 35 idiomas diferentes. E ainda fala !!! Permitindo ouvir a pronúncia de qualquer palavra no idioma pesquisado ou no idioma ao qual foi traduzida.



 Picasa Web - É um serviço gratuito para o armazenamento e compartilhamento de fotos na internet. Tem total integração com o programa de computador de mesmo nome, Picasa, em sua opção Álbuns da Web, sincronizando os álbuns de fotos locais com os online. Recentemente a Google anunciou que iria substituir o Picasa Web Albuns pelo Google+ Fotos 





Panoramio  - É um serviço do em que é possivel armazenar fotografias e poder mostrar para o mundo inteiro as suas fotos, inclusive com mapas e localizações dos lugares de onde você tirou. As fotos passam por uma avaliação e em seguida são integradas ao Google Earth, sendo que fotos de pessoas (mesmo quando integradas à paisagem) e fotos comerciais não são relacionadas. O objetivo do Panoramio é permitir aos usuários deste programa aprender mais sobre uma parte específica de um mapa, observando as fotografias tiradas por outros usuarios naquele local.




Google Livros (anteriormente conhecido como Google Book Search e Google Printé um serviço que procura textos completos de livros que o Google escaneia, converte-o utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena em seu banco de dados digital para futuras pesquisas. Alguns livros estão disponíveis para downloads gratuitos.





Google Acadêmico - Ferramenta que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.




Google Body - É um website que permite ao utilizador visualizar um modelo anatómico 3D do corpo humano. Várias camadas podem ser tornadas transparentes, para melhor estudar desde os músculos ao vasos sanguíneos, para permitir um melhor estudo de partes específicas do corpo. A maioria das partes do corpo encontram-se legendadas. Site todo em Inglês.



Google Docs - uma outra parte da coletânea de produtividade do Google, permite aos usuários criar, editar e colaborar em documentos em um ambiente online, não muito diferente dMicrosoft Word.




Google Web Fonts - Designers, administradores de site, e até mesmo quem tenha um Blog pessoal está sempre procurando algo para dar uma renovada no layout, e uma boa opção é mudar as fontes. É possível inseri-las no tema do seu site diretamente do servidor do Google.


Google Voice - Google Voice é um serviço de telecomunicação lançado pelo Google em 11 de março de 2009. O serviço fornece um número de telefone para o usuário, que o usa (e paga) tal como um telefone comum, porém, as chamadas são realizadas via internet.






Google Drive - Site de armazenamento em Nuvem para guardar o Backup de seus arquivos. Desta forma seu conteúdo o acompanha aonde quer que você vá. Você pode organizar, editar e compartilhar seus arquivos a partir de qualquer computador  ou onde estiver com o aplicativo Google Drive para dispositivos móveis.




ChromeBook - O Chromebook é um computador pessoal executando o Sistema Operacional Google Chrome OS. É semelhante a um Ultrabook.  
O primeiro dispositivo a venda, fabricados pela Acer Inc. e pela Samsung, foram anunciados em maio de 2011 na conferência Google I/O e começaram a ser disponibilizados ao público em 15 de junho de 2011. 




Google Chrome OS - É um sistema operacional que faz o Chromebook funcionar, é um sistema de código aberto baseado em Linux projetado pela Google para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. Anunciado em 7 de julho de 2009, o Chrome OS teve um lançamento público de uma versão estável durante o segundo semestre de 2010, no dia 7 de dezembro de 2010. A interface de usuário faz uma abordagem minimalista, assemelhando-se ao navegador Chrome.




ChromeCast - É um dispositivo que permite ver em uma TV fina e comum, qualquer vídeo que esteja passando no Navegador Google Chrome em outro aparelho com internet e que utilize roteador Wi-Fi no mesmo local, sem precisar de qualquer tipo de fio conectado diretamente em cada um deles. Ainda não é vendido no Brasil, mas se tiver alguém que traga dos EUA, funciona perfeitamente com o sistema nacional de transmissão de sinal de internet.




Google Glass -   O Google Glass é um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Também chamado de Project Glass, o eletrônico é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeoconferências. Seu lançamento está previsto para 2014, e seu preço deve ser de US$ 1,5 mil. 





Google TV - É uma plataforma de TV inteligente que funciona no Android e na versão Linux do Google Chrome para criar uma sobreposição de televisão interactiva em cima da televisão e sites de internet existente através de WebTV para adicionar uma interface de usuário.





Celular Nexus  - É um celular lançando em 5 de janeiro de 2010. Ele usa o Sistema Operacional Android, incluindo a habilidade de transcrever voz para texto. O telefone vem desbloqueado serve para qualquer operadora de celular. O Google atualmente o oferece para uso na rede T-Mobile nos Estados Unidos e na Europa.




Google Play - Loja de Aplicativos, programas e jogos para qualquer celular, de qualquer marca, que funcione com Sistema Operacional Android do Google.






Google Web Store - Loja de aplicativos e complementos para serem instalados no navegador Google Chrome em um computador com sistema operacional Windows ou Chrome SO.




Google News (Google Notícias) é um serviço do Google Inc. que permite a visualização e a busca de notícias na internet. O grande diferencial do Google News é que as notícias apresentadas em sua página não são escolhidas e organizadas por editores humanos mas sim através de um algoritmo, que leva em conta, dentre outros fatores, o número de vezes em que determinada notícia aparece e em quais sites ela aparece. As notícias são atualizadas constantemente.






Google Alerts  Quer saber quando alguém publicar algo sobre determinada palavra, expressão ou site na internet? Ou então quem sabe um emprego? O Google Alerts pode ser usado para isso e muito mais. A partir de configuração, além de escolher os termos, é possível escolher onde deseja receber os resultados, se no e-mail ou no leitor de notícias. 



O Google entrou no mercado corporativo em fevereiro de 2002 com o lançamento do seu Google Search Appliance, direcionado a fornecer tecnologia de busca para grandes organizações.



Google Apps - é um serviço do Google para uso de domínios próprios em diversos produtos oferecidos pela rede Google. Este serviço apresenta muitas aplicações via Internet com funcionamento similar aos tradicionais programas para escritório; os módulos do Google APPS são: GmailGoogle AgendaTalkDocs e Sites, mas específicos para uso empresarial.




Google Wave - produto que ajuda os usuários a se comunicarem e colaborarem na web. O serviço é um "email redesenhado" do Google, com edição em tempo real, capacidade de incorporar áudio, vídeo e outras mídias, e extensões que melhoram ainda mais a experiência de comunicação. Foi liberado para o público em geral em 19 de maio de 2010.



Google Places - Nada melhor se a sua empresa aparecesse no topo das buscas no Google, não é mesmo? Adicione suas lojas físicas ao Google Places para ter uma página com as informações básicas no próprio Google. 



Google Wallet - é um sistema de pagamento móvel desenvolvido pelo Google que permite aos seus usuários armazenar os dados de cartões de crédito, cartões de fidelidade, cartões-presente, entre outros no celular e realizar os pagamentos via Internet.  O Google demonstrou o aplicativo em uma coletiva de imprensa no dia 26 de maio de 2011.




Blogger - É uma ferramenta de publicação. Os usuários podem criar Blogs personalizados, hospedados com características, tais como a edição de fotos, comentários, blogs coletivos, perfis de blogueiros e a versão móvel, baseado em uma construção e postagem que exige pouco conhecimento técnico.





FeedBurner - Oferece ferramentas para gestão e estatísticas de leitores dos feeds RSS para blogueirospodcasters e outros publicadores de conteúdo web.



Google Custom Search - é uma Ferramenta que permite que um usuário crie uma experiência de pesquisa personalizada para o seu próprio site. 



Google Analytics - permite que proprietários de sites possam rastrear onde e como as pessoas usam seu site e, por exemplo, analisem as taxas de clique para todos os links em uma página, dando uma analise dos acessos de visitantes do site ou Blog.


Google AdWords - permite que os anunciantes exibam seus anúncios na rede de conteúdo do Google, quer através de um custo por clique ou por custo de visitação. O Google detém 1/3 da receita publicitária mundial, que no total é de US$ 120 bilhões por ano.


Google AdSense - permite que os proprietários de um web site exibam esses anúncios em seu site e ganhem dinheiro com todos os anúncios ou propagandas.


DoubleClick - É uma agência de marketing especializada em mídia eletrônica (marketing de bannermotores de busca e Rich-Media)





Google Finance - apresenta as informações sobre empresas incluindo suas últimas decisões e também suas ações com um código em JavaScript que permite a visualização das ações no momento.





Google Groups - Fornece dados de ações na Bolsa de Valores, Nasdaq, Dow Jones. Os usuários podem participar de um grupo existente, criar um grupo, e escrever um conjunto de páginas web de grupos atualizáveis ​​por membros e arquivos do Grupo de Ações, para controle, compra ou venda de ações.





Trimble 3D Warehouse - É uma plataforma acessível gratuitamente ao público, que permite o acesso a modelos em 3D colocados à disposição por contribuidores diversos. Os modelos estão disponíveis no formato SKP, o formato nativo do SketchUp.




SketchUp - É um software (programa de computador) vendido pelo Google para a criação de modelos em 3D no computador. Há download gratuito disponível.



 
Google Energy - Fez em 2010seu primeiro investimento em um projeto de energia renovável, a colocação de 38,8 milhões dólares em dois parques eólicos na Dakota do Norte


Protegendo o Planeta, junto do Google Green, o Google está criando uma Web melhor. Melhor para o meio ambiente. Estamos tornando nossa empresa mais verde, utilizando os recursos de forma eficiente e apoiando as fontes de energia renovável. Isso significa que ao usar os produtos do Google, você está tratando melhor o meio ambiente.




 Google Earth  é um programa de computador desenvolvido em 2005 e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, com imagens aéreas, permitindo ver sua casa ou qualquer lugar do mundo através de satélites. (Site com Download gratuito). O programa é semelhante, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.





 Google Maps  é um serviço de pesquisa e visualização  de mapas e imagens de satélite da Terra, permitindo ver qualquer lugar do Mundo, desde visão geral, ou detalhada e com o nome de cada rua em qualquer país, também possibilita o cálculo do trajeto, mostrando seu traçado, a pé, de carro ou de ônibus. Também pode ser utlizado como Google Earth e ver por satélite ou por Street View (representado por um bonequinho amarelo).




Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Experimente clicando aqui.


Google Moon   permite visualização da Lua em 8 opções de zoom. É possível ver toda face da Lua, bem como consultar (através de marcadores) onde pousaram as naves das missões da NASA


Google Mars - para ver o solo de Marte. É um serviço semelhante ao Google Maps, o que muda é apenas o fato das fotos serem da superfície de Marte. É possível visualizar tanto como se estivesse visualizando o planeta por um telescópio como por duas outras formas renderizadas. Uma é colorizada pelo relevo e outra das emanações eminfravermelho.
Também pode-se buscar a posição de naves e sondas que pousaram no planeta ou de acidentes geográficos.


Google Account  ou Goolge Dashboard - Oferece uma visão simples para os dados associados a uma Conta do Google, como seus dados completos na Internet, armazenados pelo Google, como um painel de controle de todos os serviços Google que você utiliza.



Dia 27 de Setembro de 2013, Google debutou, completando 15 anos de existência e conhecimento ao redor do mundo e para o mundo !




Finalizando 

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.
Noventa e nove por cento da receita do Google é derivada de seus programas de publicidade, por isso é sempre gratuita ao usuário.

O Google visa a digitalizar e a armazenar toda a informação do mundo de modo que ela possa ser utilizada gratuitamente por qualquer pessoa com acesso à internet. Em troca deste serviço, a empresa quer todos os dados que seus usuários possam fornecer sobre hábitos de consumo e, a partir disso, conquistar toda a verba de publicidade disponível na rede. 

Seus projetos são tão formidáveis em extensão e os custos previstos tão elevados que parecem ser desenvolvidos não por uma empresa, mas por um país. Recentemente, o Google associou-se a outras duas companhias para a instalação de um cinturão de dezesseis satélites, que ficarão fixados na órbita geoestacionária sobre a linha do Equador.



Nos próximos produtos, segundo a divulgação de aniversário, será utilizada a Leitura Biométrica da ponta do dedo, tanto para ligar aparelhos, como para se identificar e não usar mais senhas ao fazer login nos sites e serviços do GIGANTE GOOGLE, sendo assim, já sabe tudo sobre nós, agora vai nos identificar pela digital.




Bem , isso não é tudo !
Este artigo tem apenas os itens do Google que foram lembrados no momento desta edição.

E você, conhece algum outro Produto ou Serviço Google ?
Ou pensava que o Google era apenas um site e que só servia para fazer pesquisas na Internet ?

Brincando com a citação de  William Shakespeare :  
 "Existem mais Serviços Google entre o Céu e a Terra, do que supõe nossa vã Filosofia"...

..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Um comentário:

  1. é o mundo do google é fantástico
    com certeza é o sonho de todos nós
    fazer assim tipo, largar tudo e trabalhar
    na califórnia, que beleza...

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: