RECONHEÇA UM PEN DRIVE COM CARTÃO MINI SD


Posso tirar e usar o cartão mini SD que vem dentro de alguns PenDrives ? Não é simplesmente tirar o cartão e usar, precisa de um circuito com o protocolo SD para que funcione. Entenda mais...

A memória é a mesma, mas são duas interfaces diferentes, a USB e a SD.

Existe adaptadores de Micro SD para USB, chamados de leitor de cartão SD, eles tem um microcontrolador que convertem o protocolo SD para o protocolo USB e assim pode-se ler esses cartõezinhos nas portas USB.  Vamos entender os tipos:

BOATO: (QUASE VERDADE)

Ultimamente está circulando nas redes sociais uma postagem de um usuário que ao abrir seu pen drive que parou de funcionar, se deparou com um cartão de memória micro sd dentro. Como está na primeira foto no início deste artigo.

Bem... realmente existem muitos pen drives que utilizam um cartão Micro SD para salvar os arquivos…

Quando o pen drive é de origem duvidosa (produtos falsificados da China por exemplo) essa prática é muito comum. Eles colocam um cartão micro SD dentro de um case e voilá, está criado um "pen drive". Na verdade esse pen drive serve de adaptador USB para o cartão micro SD, então se der problema no pen drive vale a pena tentar abrir, retirar o cartão micro SD e colocá-lo em outro adaptador usb.


Mas existem outros pen drives que são feitos com chips de memória flash, aí não tem o cartão SD. Outro caso que pode acontecer é o micro SD não ser reconhecido se for colocado diretamente dentro de outro dispositivo, como o seu celular por exemplo. Para ler o cartão é preciso colocá-lo em adaptadores USB, que terão os mesmos componentes e aí o micro SD estará preparado para reconhecer os comandos do microcontrolador.
Isso por que mesmo quando é colocado um micro SD dentro de um pen drive, é necessário também incluir um chip controlador, responsável pela interface entre o controlador de entrada USB e o chip de memória, além do cristal clock (que é usado para ler ou enviar dados a cada pulso) e placa de circuito.


O cartão micro SD é o mesmo que usamos no celular por exemplo, mas USB e SD são duas interfaces diferentes. Os adaptadores de Micro SD para USB são comumente chamados leitores de cartão SD. Eles têm um microcontrolador que converte o protocolo SD para o protocolo USB. Sendo assim às vezes não basta tirar o micro SD e colocar direto em outro dispositivo, o cartão precisará de um outro circuito com o protocolo USB que somente outro adaptador para micro SD com USB terá. É como se o Micro SD fosse preparado especialmente para responder aos circuitos e comandos específicos do Pen Drive, que são os mesmos dos adaptadores.
Mas vários pen drives se utilizam de cartões MIcro SD comuns, que podem ser comprados em qualquer loja. Nesse caso ele funcionará em qualquer lugar, de qualquer maneira. Ou com adaptadores USB, ou dentro de outros dispositivos.

USB Flash Drive

Um pen drive funciona basicamente com memória flash. A memória flash vem em um chip que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Essa tecnologia é usada em uma infinidade de aparelhos eletrônicos que usamos no nosso dia a dia. Computadores, celulares, iPods e como dissemos antes, nos pen drives.

Existem diversos modelos de pen drives:






Ou seja, dentro do cartão micro SD há um chip de memória flash. Então, alguns pen drives usam só o chip de memória flash ligado aos seus circuitos, outros usam direto o cartão Micro SD. Mas por que isso?



Isso se dá devido ao fato do cartão Micro SD ter ficado bem barato, além do fato dele já vir com os conectores para transferência de dados. Então às vezes é mais barato para o fabricante do pen drive colocar um cartão micro SD dentro do dispositivo ao invés de colocar um chip de memória flash e ainda ter que fazer os circuitos de comunicação. O pen drive passa então a ser um mero adaptador USB para o catão micro SD.


Outro caso é que várias empresas de fundo de quintal montam pen drives usando os cartões Micro SD, já que não podem fabricar os chips de memória flash. O mercado está inundado de pen drives chineses que se utilizam desse expediente. Basta comprar milhares de cartões micro SD, adaptadores usb para os cartões, tirar os componentes dos adaptadores e colocar junto com o micro SD de uma capa bonitinha. Eis o seu pen drive!


Uma prova disso são os inúmeros adaptadores USB vendidos pela internet como leitores de cartão, micro adaptadores e até pen drives. Basta inserir seu micro SD dentro de um desses adaptadores bonitinhos e você acabou de fazer o seu próprio "pen drive".

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

7 comentários:

  1. Adorei parabéns!

    http://valdeirvieira.com/porto-1-rio-corporate/

    ResponderExcluir
  2. quando tira e coloca outro n estraga nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora. Se o Pen Drive for feito para cartões, pode trocar a vontade, que não estraga, não ! Abraços mil.

      Excluir
    2. OLA meu pen drive não esta funcionando no meu computador sera que ele veio sem o cartao de memoria? como da pra descobrir isto?

      Excluir
    3. Somente tem cartão de memória dentro, o pen drive específico para cartão. Se seu pen drive for comum, e não estiver funcionando, pode ter queimado. Teste em outro computador para ter certeza.

      Excluir
  3. o que eu faco meu pen drive com leitor de cartao nao funciona

    ResponderExcluir
  4. Teria como fazer o inverso? colocar um pendrive e na outra ponta sair um sd e colocar em aparelhos que pegam cartão mas nao pendrive?

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: