NOVO VÍRUS: NÃO DEIXE SEU COMPUTADOR SER SEQUESTRADO ONLINE


Um tipo de malware vem se tornando comum e assustando usuários em todo o mundo.  E como a maioria dos ataques, vindos de falsários e ladrões, este também visa te lesar na parte financeira... 
O chamado “RansomWare” é um tipo de vírus que, depois de infectar, sequestra sua máquina e cobra um resgate para liberar novamente o uso. Veja como se prevernir:

Os ataques com o “RansomWare” costumam assustar o usuário de computador; normalmente após execurado em seu micro, o vírus exibe uma imagem dizendo que você utilizou a máquina de maneira indevida e por isso ela precisou ser bloqueada.

O aviso pode dizer que a pessoa usou a máquina de maneira ilegal e que o FBI está investigando e bloqueou seu computador. 

São maneiras que assustam o usuário para você pensar que se trata de um bloqueio legítimo e você deve pagar a multa, para ficar livre de novo.

O pior é que os valores exigidos para que o computador seja liberado novamente são altos; temos casos de três a seis mil reais! E não há qualquer garantia que depois de feito o pagamento você vai ter seu computador completamente liberado. O dono do vírus pode pedir mais, mais e mais...

Ainda que a maioria dos antivírus consiga detectar essas ameaçar, os ataques com Ransomware exigem um cuidado constante de parte dos usuário.

Uma coisa que preocupa é que só o antivírus pode não ser suficiente pra proteger contra esse tipo de ataque. 

Lembre-se de nunca esquecer as boas práticas na internet. 
Entre elas, podemos destacar o cuidado para NÃO INSTALAR, NÃO EXECUTAR, NÃO VERIFICAR, NÃO ATUALIZAR, NÃO BAIXAR, NÃO FAZER DOWNLOAD de arquivo algum que venha por e-mail ou mensagem. 

Cuidado ao visitar algum site e aparecer também estes tipos de avisos de que para poder continuar vendo o que quiser neste site precisa BAIXAR, FAZER DOWNLOAD, INSTALAR, ATUALIZAR, VERIFICAR OU EXECUTAR qualquer ação.  Se isso acontecer, feche no X e saia depressa deste tipo de site duvidoso.

Nunca clique em qualquer Link sem ter certeza de que ele é seguro e verdadeiro; isso vale para mensagens instantâneas, publicações em redes sociais ou em qualquer página online. 

O “RansomWare” pode ser instalado quando o usuário faz qualquer ação pedida pelo site malicioso.

Outra coisa que faz parte dessas “boas práticas” de segurança é manter sempre um backup atualizado das suas máquinas, seja em HD externo ou na Nuvem. 

Porque, mesmo que você mantenha seu sistema operacional e softwares de segurança atualizados, de repente um novo “RansomWare” pode querer te invadir; neste caso, a única solução – para não dar dinheiro aos criminosos – seria formatar seu computador e começar do zero novamente.

ATENÇÃO: online, todo cuidado é pouco. 

Pessoas mal intencionadas são criativas e estão sempre tentando conseguir o seu dinheiro. Desconfie... não saia clicando, abrindo ou baixando qualquer coisa. 

Tenha sempre certeza que você viu primeiro, o que está querendo salvar, para não dar oportunidade aos falsários de invadirem seu computador, dando algo contaminado para você salvar.

Mantenha seu equipamento atualizado e também o seu antivírus. 
De preferência utilize 2 tipos de antivirus. 
Um para acompanhamento simultâmeno de suas ações, tipo assim, tabalhando em segundo plano e verificando tudo o que você faz. 
Pode ser: AVG, AVIRA, AVAST, NOD, NORTON ou BAIDU ANTIVIRUS, eu prefiro este último, muito fácil de instalar, fácil de utilizar diariamente e potente em sua ação de remoção de pragas. 





Todos esses são gratuítos, encontrados no site Baixaki ou no site Superdownloads, e são da mesma categoria, portanto devemos ter um único desses em nossa máquina. Se quiser baixar, pode utilizar este Link:    http://www.baixaki.com.br/download/baidu-antivirus-2013.htm


Outro tipo que se faz necessário é um antimalware sob demanda, daqueles que só passa se você mandar. O melhor em minha opinião é o MALWAREBYTES ANTIMALWARE, também é gratuito e encontrado no Baixaki e no Superdownloads.


 OU 


Se quiser, pode ser encontrado neste Link:   http://www.baixaki.com.br/download/malwarebytes-anti-malware.htm

Mas, mesmo assim, LEIA COM ATENÇÃO na hora de fazer o download nestes sites, pois nas páginas das intalações, eles te forçam a aceitar os anunciantes, que vão dominar seus sistema de busca na internet e sua página inicial (Home Page).




Sendo assim, LEIA COM ATENÇÃO o que estiver fazendo e DESMARQUE qualquer opção estranha nos quadradinhos das páginas de download e instalação. Sempre que possível, RECUSE OU  DECLINE as opções, para que você consiga instalar o programa puro e sem aquelas porcarias e anunciantes que fazem de tudo para vir junto, exemplos: LollyPop, Qv06, Hao123, ASK, etc...



NÃO VÁ clicando em PRÓXIMO, PRÓXIMO, PRÓXIMO, ser ter certeza do que está deixando entrar em seu computador. 
Lembre-se: LER O QUE VAI FAZER, SEMPRE FACILITA NOSSA VIDA !!!!


..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Um comentário:

  1. Bom dia Marcia
    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: