É VERDADE QUE A ÁGUA PODE PULAR DO MICRO-ONDAS EM VOCÊ ?



Será que, ao esquentar água no micro-ondas, uma pessoa poderia ter seu rosto e mãos queimados ? O calor faria a água pular da xícara diretamente para a pessoa ?  Vamos esclarecer aqui...

Esta é a história original do BOATO que circula pela internet: 

Faz 5 dias meu filho de 26 anos decidiu tomar uma xícara de café instantâneo.
Pôs para aquecer no microondas (algo que já havía feito antes em várias ocasiões) uma xícara somente com água. Não sei exatamente por quanto tempo o programou mas me disse que queria que a água fervesse.
Quando o tempo acabou o forno se apagou e ele tirou a xícara do forno.
Enquanto olhava a xícara se deu conta que a água não estava fervendo; todavia, a água saltou diretamente para seu rosto. Ele ficou todo queimado !!!





A mensagem que menciona suposto acidente ocasionado pelo uso do forno de microondas tem todas as características de uma pulha virtual, BOATO ou HOAX mesmo que se considere a possibilidade real de ocorrerem acidentes devido ao seu uso inadequado. 
Na mensagem não diz os nomes das pessoas supostamente envolvidas, não diz o nome da cidade nem do hospital que teria tratado o ferido e a indicação da data é imprecisa: "Há cinco dias...
" Cinco dias contados a partir de quando? Além disso, a mensagem finaliza com o apelo fatal: "Por favor, passe esta informação para amigos e família." 
A grande maioria de mensagem que pede para AVISAR TODO MUNDO ... é FALSA !!!


Mas este texto aqui, embora esteja romanceada, e as personagens sejam fictícias, podemos dizer que se trata de MEIA-VERDADE.

O texto original possui a linguagem típica das lendas urbanas, muito embora trate de um fato de ocorrência possível, desde que um conjunto favorável de circunstâncias venha a ocorrer. 

É bom ressaltar que tal conjunto favorável de circunstâncias não ocorre com grande freqüência, senão o número de acidentes seria grande e do conhecimento de todos.

Essa história tem a versão inglesa analisada no artigo Can Microwaved Water Explode?. Ao final da análise, os autores do artigo concluem que essa "explosão" seria teoricamente possível, mas inexistem acidentes registrados.



Foram relatados casos de pizzas superaquecidas que provocaram lesões e de ovos que "explodiram" ao serem postos no forno de microondas. Esses casos são devidamente descritos com a indicação do hospital e dos médicos que trataram dos pacientes e relataram as ocorrências.

Os fabricantes de microondas recomendam vários cuidados no manuseio desses equipamentos. 

O capítulo "Instruções de segurança" do manual de um dos modelos da Sharp, para usarmos de exemplo, contém o seguinte:


:"3. Cuidado ao retirar preparações líquidas recém-aquecidas: a movimentação de moléculas durante a ebulição pode criar bolhas de ar no fundo de utensílios de grande profundidade e borda estreita (copos, jarras etc.). Se o recipiente for colocado diretamente sobre a pia, a brusca variação de temperatura pode fazer essas bolhas subir e o líquido transbordar. (Sharp, modelo RB-6K43, pag. 5)."


CONCLUSÃO

Toda a história foi feita como que romanceada, sem comprovação alguma, sem fonte de origem ou identificação. Veja que, no texto, não há nome das pessoas, os lugares não saõ específicos e datas indefinidas não trazem crédito algum

Isto não significa a falta de risco de um forno de micro-ondas, ou que qualquer outro aparelho eletrodoméstico,possa ocasionar acidentes se ele for manuseado de forma inadequada;

Continue utilizando seu midro-ondas para aquecer água, mas tenha cuidado, da mesma forma que, quando abrimos uma panela cheia de vapor, se não tomarmos cuidado, o vapor poderá nos queimar.

Tenha cuidado ao manusear aparelhos eletrodomésticos por mais simples ou trivial que você considere a operação deles. Afinal , é melhor prevenir do que remediar...

NÃO SE TEM NOTÍCIA COMPROVADA DE QUE ISTO REALMENTE OCORREU. 

MAS, O AQUECIMENTO DAS MOLÉCULAS DA ÁGUA, SE SUPERAQUECIDAS AO EXTREMO, PODERIAM CAUSAR BOLHAS DE AR DENTRO DA ÁGUA, O QUE PODERIA ATÉ FAZER A ÁGUA PULAR PARA FORA DA VASILHA, SE ESTA FOSSE QUASE PLANA.



OU SEJA, A HISTORINHA É IMAGINÁRIA, 
MAS O FATO  ATÉ QUE PODERIA SER VERDADE...


..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

2 comentários:

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: