COMO CONSTRUIR SUA CASA EM IMPRESSORA 3D EM UM ÚNICO DIA - PRONTA PARA MORAR

Casas con­struí­das em veloci­dade recorde e com a van­tagem de exi­gir menos cus­tos com mão-de-obra. São essas as grandes van­ta­gens da Con­tour Craft­ing, uma impres­sora 3D gigante que pode pro­duzir uma casa, feita por encomenda, em ape­nas… 20 horas.
A cri­ação é de Behrokh Khosh­nevis, pro­fes­sor da Uni­ver­sity of South­ern Cal­i­for­nia, que sur­preen­deu todo mundo mostrando que é pos­sível imprimir em 3D uma casa de 230 m³, em menos de um dia inteiro, exata­mente com o mesmo processo (camada por camada) que uma impres­sora 3D uti­liza para mon­tar uma peça mais pequena. 
As fotos deste artigo são de maquetes de casas, mas é possível fazer tudo em escala real e morar dentro dela, de verdade !



Em sua palestra para o TEDx na cidade americana de Ojai, Khoshnevis explica o sistema e a tecnologia por trás da máquina. O processo – camada por camada – é exatamente o mesmo utilizado por uma impressora 3D de uso caseiro pra montar uma peça menor, mas em uma escala muito maior.

O sucesso da tecnologia deriva do uso automatizado de ferramentas antigas combinadas com robótica convencional e uma abordagem inovadora da construção de objetos tridimensionais, que permite a rápida fabricação.

Os muros e paredes são feitos com camadas de concreto e a máquina pode ser programada para pintar, adicionar telhas, pisos, encanamentos e fiação elétrica, numa velocidade recorde, capaz de diminuir os custos com mão de obra.

Os potenciais de aplicação da nova tecnologia são os mais diversos: a construção de moradias de emergência – em situações de catástrofes naturais – e de baixa renda estão sendo consideradas por diversas entidades.  A possibilidade de aplicar a tecnologia na construção de estruturas na Lua e em Marte também tem sido investigada. Sem falar nas possibilidades de uso nas artes plásticas – na criação de grandes esculturas, por exemplo – e na construção de casas e prédios convencionais.

Assista o vídeo de anumação gráfica, mostrando como a impressora contruiria uma casa, como uma impressora 3D, em um único dia:
......


Enquanto isso, a primeira impressora 3D – em dimensões bem menores – chegou ao Brasil em meados de abril, mas só poderia ser adquirida na sede da fabricante Robtec, em São Paulo, ou pelo site da empresa. 

Recentemente a Livraria Saraiva disponibilizou o modelo Cube, de uso residencial, para compra na sua loja online. O equipamento custa R$ 6,7 mil e cada cartucho de um quilo sai por R$ 280,00.

..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: