MEU CELULAR MOLHOU... E AGORA ???

Pode ter sido com água, piscina, chuva, ou até ter caído no vaso sanitário, o procedimento é o mesmo...Saiba como proceder, antes que aconteça, para saber o que fazer na emergência... 

Se seu celular ou smartphone molhou e NÃO É  dos modelos a prova d´água,  isso pode ser fatal. Mas você pode ao menos tentar salvar o aparelho seguindo essas dicas, qua também podem ser úteis para outros pequenos gadgets como câmeras digitais, MP3 Players, etc
1- PRIMEIRO E URGENTE: DESLIGUE !!!  
Se seu celular for molhado, não importa o líquido, a primeira providência é desligá-lo. Não espere comando algum, se possível arranque URGENTE a bateria o mais rápido que conseguir, cada segundo conta. Se o líquido conseguir criar um “curto” entre dois ou mais pontos da placa de circuito e ela estiver energizada, isso pode ser fatal.
2- DEIXE ESCORRER: 
O celular estava sobre a mesa, com a tela para cima, e o líquido caiu sobre ele? Vire-o com o tela para baixo e deixe todo o líquido escorrer, por alguns minutos, até você perceber que não está mais pingando a água de dentro dele.
3- ENXUGUE: 
Pegue um pedaço de pano absorvente ou toalhas de papel e seque bem o aparelho. Seque todos os cantos que conseguir. Isso não vai eliminar a água que já está dentro dele, mas irá eliminar o excesso que ainda poderia se infiltrar. 

4- ENTERRE NO ARROZ: 
Coloque o celular e a bateria em um pote e cubra-os COMPLETAMENTE com BASTANTE arroz cru. Parece besteira, mas funciona. O arroz irá absorver a umidade, ajudando a secar o aparelho e a bateria mais rapidamente. Sílica Gel (aqueles cristaizinhos transparentes encontrados em saquinhos em caixas de eletrônicos) cumpre o mesmo papel, mas arroz é muito mais barato e fácil de encontrar. Deixe o celular e a bateria dentro do arroz por 24 horas. Depois, retire o celular e a bateria e jogue o arroz fora (o arroz não deve ser reaproveitado nem consumido).

5- EVITE SOL OU QUALQUER FONTE DE CALOR: 
Há pessoas que colocam o aparelho diretamente sob a luz do sol para secar. Isso pode piorar a situação, especialmente com o calorão do verão. Um sol de 40 graus por duas horas pode causar danos ao LCD, “estufar” a bateria e até mesmo amolecer peças plásticas ou o adesivo que as mantém no lugar. O mesmo vale para secadores de cabelo, não use !!!

6- FAÇA O TESTE: Depois de 24 horas,  tire o celular de dentro do arroz, limpe-o bem, verifique se todas as peças estão mesmo secas, recoloque a bateria e tente ligá-lo. Se você agiu rápido, há boas chances dele funcionar. Se não conseguir ligar, sinto lhe informar, que somente uma assistência técnica poderá lhe dizer se tem conserto ou não.
Observação: passe um pano levemente umedecido com álcool, por fora do celular, para matar as bactérias.  Espere secar e utilize normalmente. 
Aliás, esse procedimento de limpar por fora com álcool, deveria ser um hábito, pois estamos sempre manuseando o aparelho sem antes lavar as mãos e depois de tocarmos em milhões de coisas limpas ou não...

..........................................

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 


 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

2 comentários:

  1. ixi, isso aconteceu com o meu cel que caiu do vaso sanitário da faculdade :X rs

    ResponderExcluir
  2. Comigo, Graças à Deus, nunca aconteceu. Caso venha a acontecer já sei com proceder. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: