CRIANÇAS NO FACEBOOK - O que você faz para protegê-las ?

Você orienta seus filhos sobre os riscos da Internet e das Redes Sociais ? 
E você ? Que cuidado toma com as fotos de seus pequenos, que você mesmo publica ?  Mesmo que você saiba o que fazer, confira aqui se você está protegendo sua criança ou não...
Os pais devem ter conhecimento do que a criança publica, com quem ela se relaciona e o que ela fala com amigos. Estamos falando de menores de idade que ainda não tem a malícia de saber realmente com quem estão se relacionando nas Redes Sociais. Dê liberdade ao seu filho, mas que seja uma liberdade assistida. Quase 80% dos pais afirmam que têm regras sobre o comportamento de seus filhos na Internet, mas às vezes, mesmo monitorando o que o filho faz, os ADULTOS acabam cometendo erros ao postar fotos que comprometem a segurança das crianças e de toda a família. 
São tantas as situações engraçadas ou fofas que os pais compartilham nas redes sociais que fica difícil passar um dia sem encontrar com essas fotos. Mas internet não combina com ingenuidade. Quem quer compartilhar imagens na rede precisa entender que este é um ato permanente e cheio de riscos.
Sequestro, pedofilia, buylling e roubo estão entre os riscos aos quais as famílias se expõem ao publicar imagens inadequadas na internet. Se você não sabe como restringir o acesso às fotos que você publica, então apague as fotos que podem causar problemas com a segurança. A seguir, uma lista de situações perigosas, que devem ser evitadas:
1) Foto com registro de localização
Antes de publicarem uma foto de suas crianças, desativem o geolocalizador (GPS) do celular ou da câmera fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas informações para assustarem vocês quando seus filhos não estiverem em casa. Sabem aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações de onde seus filhos realmente podem estar e as roupas que estão usando naquele momento. Desative aplicativos que ficam pedindo para fazer check-in, geralmente são acompanhados de mapas com o nome da rua onde a foto foi tirada, e mesmo que você não veja, acaba publicando. Se o passeio foi divertido, o lanche foi gostoso. deixe para publicar a foto depois que vocês saírem daquele local.  


2) Foto da criança nua ou tomando banho
Posso publicar uma foto do meu filho tomando banho? As partes íntimas do pequeno estão aparecendo? Antes de compartilharem algo assim, pensem três vezes para não se arrependerem depois. Infelizmente, há o risco de pedofilia. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que ficam procurando imagens de crianças nuas para compartilhar em sites de conteúdo impróprio. Então, podemos publicar fotos engraçadinhas, mas que não exponham o corpo da criança.

3) Foto da criança com uniforme da escola
Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas em planejamento de sequestro.
seg6
4) Foto da criança com outros amiguinhos
Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização dos pais. A internet é uma rede mundial, por isso, todo cuidado é pouco! Os pais dos amiguinhos podem não gostar e não querer essa exposição. 
seg4
5) Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais
Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem quais são os locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis! Mais uma vez: não divulguem informações da sua vida pessoal. É muito perigoso!
seg3
6) Fotos que vão fazer a criança sentir vergonha no futuro
“Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying”.
seg2
7) Fotos da criança perto de objetos de valor
Evitem postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um Tablet ou Smartphone de presente. Cuidado com fotos que mostram o interior de sua casa, cheio de eletrônicos ao fundo, quadros, objetos de arte ou jóias. Mas nada impede que você publique fotos que mostram apenas a mobilia ou as cortinas da casa... 
seg9
8) Fotos publicadas em álbum aberto para todos
É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês os conhecem? Todo cuidado é pouco.
seg1
9) Pistas da casa onde a criança vive:
Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o muro ou portão, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes e fiquem fáceis de encontrar o endereço.
seg10
10) Fotos engraçadinhas
Muito cuidado para uma foto fofa do seu filho não se tornar o próximo meme ou gif da moda. Eles viralizam com muita facilidade e nem sempre as frases adicionadas são apenas divertidas, podem ser maliciosas ou ofensivas...
seg11

E para completar, uma regrinha básica que serve para todos nós: 
NÃO escreva no seu Facebook:
- Seu endereço ou seu telefone.
- Quando você vai sair ou quando volta. 

- Cuidado com informações que mostram que sua casa vai ficar vazia. 
- Mais cuidado ainda com aplicativos que postam o endereço de onde você está no exato momento da postagem.

- Se quiser realmente que saibam onde você está, naquele momento, faça em postagem reservada.

Publique as fotos sim, mas faça com segurança !!!

Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo 
Clique em COMENTAR COMO:  escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio) 
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR

Se você gostou, clique no f  logo abaixo, 
e clique no  g+1 para ajudar a divulgar este artigo. 

Link de parceria - Sistema de troca de Links:
 Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Um comentário:

  1. Gostei muito, se esquece dessas coisas na hora de postar fotos no facebook.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: