Como criar um Blog em cinco etapas - Fácil e rápido!

Como ser Blogueiro, sem dinheiro? Você domina algum assunto ou tema? Gosta de se expressar? Gosta de escrever? É tímido ou extrovertido? Estamos na era da globalização onde tudo que é compartilhado traz benefícios aos dois lados. Veja o que é necessário para criar um Blog e ter sua própria página na Internet.

1ª ETAPA - Você precisa de um Tema. Decida sobre o que você vai falar em seu próprio Blog. Se você entende de Maquiagem ou Jardinagem, de Mecânica ou de Química, de Cozinha ou de Idéias criativas, ou quer apenas compartilhar sua rotina diária de alguma coisa?  Isso é você que decide. Mas sempre aborde um tema que você domine! Seu leitor vai gostar de buscar informações em sua página sempre que ele precisar.  E você pode criar quantos Blogs quiser, com temas diferentes!


ETAPA - Você precisa de um endereço. Pode criar uma hospedagem paga de WordPress, que você consegue com poucos reais ao ano em sites específicos como o "Para Blogueiros" por exemplo.  Você também pode comprar um domínio direto no ENom (USA) ou no RegistroBR (Brasil), ou diretamente com o Google em qualquer lugar do mundo. Você sabia que para criar um Blog, você pode até não pagar nada, nem comprar um endereço e usar a hospedagem gratuita do próprio Google?
Aliás, quando falamos em criar um Blog, o Google é uma verdadeira mãe! Todas as pessoas que possuem um endereço de e-mail no Gmail, já possuem acesso ao sistema gratuito do Google para criar Blogs, chamado Blogger. Basta entrar para criar um Blog, digitar um nome que identifique sua página e seu endereço será criado na mesma hora, sem pagar nada por isso.  O endereço fica um pouco maior, mas é gratuito!
E ainda temos na mesma página, junta ao Blogger uma excelente ferramenta de controle do Blog, com estatísticas de postagens, visitas, público, sistema operacional ou aparelho usado para acessar sua matéria publicada, seja por dia, por semana, por mês, ou índice geral.

Podemos usar como exemplo um Blog de Jardinagem:
Se você registrar no ENom, poderia ser um endereço como
www.dicasdejardinagem.com

Se você registrar no RegistroBR, poderia ser
www.dicasdejardinagem.com.br

Se você registrar gratuitamente no Google, poderia ser
www.dicasdejardinagem.blogspot.com

Depois se quiser pode migrar dentro do Google mesmo para um Domínio pago, por 10 Dólares ao ano. 

Ah sim, isso se o título já não tiver sido escolhido por outra pessoa, pois não podemos registrar um nome que já está sendo usado por alguém pelo mundo a fora. Use sua criatividade, mas lembre-se que seu leitor precisará se lembrar deste nome, se quiser voltar outro dia. Escolha um nome fácil de ser lembrado por seus leitores.
3ª ETAPA - Você precisa de um Layout, ou seja, para criar um Blog, ele precisa ter uma aparência, que será vista pelo seu leitor. O WordPress trabalha com diversos Layouts exclusivos e diferenciados, você pode usar o básico gratuito ou o avançado, pode  fazer sozinho se quiser, pedir ajuda na internet, tem muitos Layouts gratuitos e que podem ser compartilhados. Ou contratar alguém que faça para você. Geralmente quem faz, cobra pelo Layout e pela hospedagem, que pode ser bem barata ou não, dependendo da empresa contratada. Você que escolhe. 
No Blogger do Google a hospedagem é gratuita. Vem com modelos prontos e são todos gratuitos também, que você pode escolher na hora e depois alterar como quiser, personalizando sua página com poucos cliques e sem conhecimentos técnicos, pois as ferramentas de Layout são fáceis de usar, basta escolher e aplicar e depois ainda alterar como preferir e personalizar com suas próprias imagens. 
Algumas pessoas dizem que o WordPress deixa seu Blog com aparência mais profissional, mas acho que é uma questão de gosto. Aqui eu uso o Blogger do Google e ele atende completamente a necessidade de minha página. 
E você ainda pode habilitar sua página para qualquer tipo de aparelho ou tamanho de tela, seja PC, Notebook, Tablet ou Smartphone.

4ª ETAPA - Você precisa de conteúdo. Para criar um Blog, o item principal é o Conteúdo. De nada adianta ter aparência bonita se as palavras de seu texto não tiverem coerência. Fale daquilo que você domina e deixe seu leitor perceber isso... Faça seus textos de qualquer tamanho, mas sem exageros. Textos pequenos demais ficam com falta de informação necessária para abordar um tema, e longos demais acabam cansando seu leitor. Agora, jamais faça plágios, cópias de outros sites. Você até pode usar um outro texto como base, mas escreva sempre usando suas próprias palavras e depois cite os outros textos como fonte de referência.  
Ilustre sempre seu texto, afinal, "uma imagem vale mais que mil palavras" não é mesmo?  Coloque título objetivo, mas não conte tudo logo no título. Faça com que seu leitor se interesse em continuar lendo. Lembre-se das palavras chaves que poderão ser usadas em buscas no Google. E não abuse de sensacionalismo, a não ser se o seu Blog seja exatamente sobre notícias falsas e farsas da Internet. E se você for utilizar um vídeo de terceiro para ilustrar seu texto, não copie o vídeo, não regrave, não faça download, apenas incorpore o vídeo encontrado no Youtube em sua postagem, citando o canal e o autor do vídeo como referência em seu texto. Desta forma, o lucro do vídeo vai para o autor do vídeo e o lucro da postagem, com anunciante, vem para você. 

5ª ETAPA - Você precisa de divulgação. Para criar um Blog de sucesso, utilize todas as formas possíveis de divulgação. Faça uma Fan Page e sempre que publicar um artigo novo em seu Blog, divulgue o link do artigo na Fan Page e em todas as outras Redes Sociais, como Facebook, Google +, Twitter, Pinterest, Linkdin, VKontakte, etc... Você pode até criar Lista de Transmissão no WhatsApp e enviar seu link para todos os seus amigos de uma só vez, sem precisar fazer grupo.  Você também pode se associar à agregadores de conteúdos, que analisam os links de artigos de diversos Blogs e recomendam na página principal deles. Os que mais trazem público ao Blog são Ocioso, Geralinks, e EuTeSalvo. Mas existem muitos outros, como AtoaNaNet, Ueba, Tedioso, Link Irado, LinkLog, Aglomerando, etc, etc... Basta se inscrever, colocar o Banner deles no seu Blog e criar a parceria paga ou gratuita. 
Mas, como criar um Blog de sucesso sem as pesquisas do Google? Impossível! Pois o que identifica mesmo a saúde de seu Blog é o retorno de público pelas buscas e pesquisas no próprio Google. Diversifique a divulgação de seu Blog o mais que você puder, pois se algum canal de comunicação fechar, você ainda terá todos os outros para continuar divulgando e se fazendo conhecer pela internet a fora!
E se possível, faça um pequeno investimento inicial. No EuTeSalvo e no Geralinks vale o retorno. 
Ou, em vez de gastar, faça Collab, encontre parceiros nos canais do Youtube, pessoas que tem a ver com seu nicho, um pode complementar o outro. Desperte o interesse de seu anunciante.


PRINCIPAIS ERROS
- Nome do blog muito difícil ou sem conexão com o tema
- Não use links ocultos de propaganda no texto
- Não posicione o anúncio no início do artigo
- Não use figuras obscenas apenas como chamariz
- Não entregue o conteúdo no título
- Não use de sensacionalismo
- Não se prenda a um único divulgador
- Não abandone seus leitores.
- Não copie textos
- Não download/upload de vídeos de terceiros

PRINCIPAIS DICAS
- Nome do blog curto ou fácil
- Posicione a propaganda após o texto
- Tenha vários divulgadores parceiros
- Diminua e renomeie as imagens de seu texto
- Desperte a curiosidade no título ou no enunciado (chamadinha)
- Utilize textos curtos e ilustrados
- Utilize vídeos de terceiros de forma correta. 
- Seja autêntico e autor de seu texto. 
- Caso se basear em algo, cite a fonte. 
- Coloque tradutor automático
- Seja periódico
- Aceite críticas construtivas
- Cite as fontes
- Incorpore vídeos

Ah, e uma última informação: 
O sucesso pode demorar, isto é normal e acontece com todo mundo. Seu Blog pode levar até mais de dois anos para ter um público fiel e garantir visitas diárias e constantes. Não se incomode com os Haters, aqueles que escrevem xingamentos nos comentários do Blog. São pessoas infelizes e mal amadas! Simplesmente ignore, a não ser que a crítica seja construtiva, analise, pois isso te faz crescer! Quando criar um Blog e alcançar sucesso, lembre-se de festejar e agradecer seu publico a cada mil, dois mil ou a cada milhão de visitas que conseguir!!! Boa sorte e bom trabalho!

E aí? Está disposto a começar? Vamos lá!  Depois divulgue aqui nos comentários o link de seu novo Blog.

5 comentários:

  1. Obrigada Márcia pelas dicas. Sempre quis ter um Blog. Agora eu vou ter.

    ResponderExcluir
  2. Márcia, muito boa a matéria, tem um erro sobre o Wordpress.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sua crítica foi construtiva. Eu não havia percebido o erro sobre o Wordpress. Já está arrumado. Um abraço.

      Excluir
  3. Obrigada por ensinar a criar um blog. Procurei muito informações sobre isso e criei o meu com ajuda de uma amiga. Seria pedir muito a você uma opinião sobre ele (artesmariamendes@blogsport.com.br),gostaria de corrigir as falhas do mesmo.
    Vi sua entrevista na Globo e procurei por você na internet.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !

Novo Rodapé - APROVEITE ESTA OFERTA: